segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Rotina diária!







A maioria das pessoas quando pensa em Ayurveda pensa em ghee (manteiga clarificada) e óleos. É verdade o ayurveda usa e abusa dos óleos para desintoxicar e nutrir o corpo. 

A auto-massagem com óleo faz parte do dinacharya (a rotina diária ayurvédica). No início parece uma logística impossível massagear o corpo antes de sair de casa para a correia da vida. Mas depois que se sente os benefícios na pele e nas articulações fica fácil de acordar um pouco mais cedo para alimentar o seu corpo.

Para os praticantes de ashtanga vinyasa yoga a oleação é essencial. O ideal é passar o óleo depois da prática pela manhã. 

Massageie o corpo todo e deixe o óleo por uns 15 minutos, depois tome um banho quente (não use sabonete sobre o corpo). Você vai sentir um restinho de óleo ainda sobre a sua pele, deixe ele ali, trabalhando para você ao longo do dia. Esse ritual ajuda a lubrificar as articulações e eliminar as toxinas.

No frio o ideal é usar óleo de gergelim, principalmente para aqueles de constituiçāo Vata ou com agravamento de Vata (que uma das manifestações é o ressecamento da pele).

O óleo de gergelim tem inúmeros benefícios curativos. Nutre a pele, aquece o corpo, acalma o sistema nervosa, melhora a circulaçāo, ajuda na desintoxicaçāo (porque estimula o sistema linfático), reduz a dor e rigidez muscular, melhora a produçāo de colágeno. 

Para melhor aproveitamento aqueça o óleo em banho-maria, ainda mais se estiver aquele frio.

No verão o óleo de coco é a melhor opção, pois tem efeito refrescante. Para as pessoas de constituição pitta é o óleo mais indicado. Nesse caso, você nem precisa aquecer em banho-maria. É só aplicar, tomar um banho e pronto. Quando está muito, muito quente gosto de aplicar o óleo de coco a noite, antes dás 22 horas (horário pitta). 

Aplicar algumas gotas de óleo de coco no topo da cabeça também ajuda a refrescar. Dica indispensável para aqueles pitta que perdem a cabeça, naqueles dias abafados e quentes!

Óleo de gergelim e de coco é fácil de encontrar hoje em dia em qualquer loja de produtos naturais e até mesmo nos supermercados. Só fique atento, pois ambos os óleos devem ser prensados a frio.

Bom dinacharya a todos!



Um comentário:

  1. Boa noite!!
    Durante qto tempo tenho que aquecer o óleo de gergelim, antes de utiliza-lo.
    obrigada
    Solange

    ResponderExcluir